Internacionalização

O papel da NERSANT no apoio à Internacionalização das empresas da Região

A NERSANT tem tido uma dupla missão no que respeita ao apoio à internacionalização das empresas da nossa Região, por um lado pretendemos apoiar as empresas da nossa região no seu esforço de internacionalização e aumento de exportações. Sabemos que este é um processo demorado, que deve ser devidamente consolidado, mas consideramos que os contactos bilaterais que proporcionamos podem abrir portas a parcerias muito interessantes. Por outro lado, pretendemos também dar a conhecer aos investidores estrangeiros as potencialidades do Ribatejo, região onde existem já cinco parques de Negócios, dois deles Áreas de Localização Empresarial, que oferecem condições muito atrativas, a vários níveis, para a realização de investimentos. Além disso, a região dispõe de Centros Tecnológicos, e escolas profissionais que trabalham em cooperação com empresas e instituições de ensino superior, algo que é muito valorizado pelos empresários estrangeiros.

O tecido empresarial da Região tem resistido e procurado adaptar-se às condições económicas adversas, apesar dos problemas surgidos em setores como a construção, o pequeno comércio e a restauração, tendo tido a Nersant um papel predominante no apoio a esse processo, seja através de projetos como o ExportRibatejo 2020, o IntPME, o ExportRibatejo e de iniciativas como o NERSANT BUSINESS.

Podemos concluir assim que a NERSANT tem assumido um papel de liderança na dinamização, mobilização e implementação de projetos e iniciativas de apoio às empresas e à economia da Região. E esta é a estratégia que iremos continuar a seguir para o futuro e no âmbito do presente Quadro Comunitário, com o intuito de continuar a apoiar as empresas da Região nos seus processos de internacionalização.


PROJETOS