Daniel Bessa vem à Startup Santarém explicar como se faz a gestão de inovação nas PME

Foto de

Projeto financiado Ribatejo InovFin com workshops de capacitação em áreas de inovação

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai realizar no dia 6 de junho, a partir das 09h30, na Startup Santarém, um workshop sobre como podem as empresas gerir de forma eficaz processos de inovação e desenvolvimento de novos produtos ou serviços. As inscrições são gratuitas. Daniel Bessa é o convidado de honra do evento.

A falta de preparação para a inovação é um dos problemas com os quais se debatem as PME a nível nacional. Consciente desta realidade, a NERSANT candidatou ao Compete 2020 o projeto Ribatejo InovFin, que atua na promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.

No âmbito das atividades previstas para responder a este desígnio, a NERSANT, através do Ribatejo InovFin, está já a trabalhar num conjunto de atividades, entre elas a realização de workshops. A 6 de junho, a NERSANT tem assim calendarizado para as 09h30, na Startup Santarém, o workshop “A Gestão da Inovação e o Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços”, de presença gratuita para as empresas.

No encontro, a NERSANT vai dar a conhecer ao tecido empresarial algumas dicas sobre gestão de inovação nas PME. Neste painel, que conta com a intervenção de Daniel Bessa, serão explicados o conceito de inovação, a relação entre inovação e investigação e desenvolvimento, a gestão das interfaces e da produção do conhecimento, a gestão das ideias e avaliação de oportunidades, o planeamento de projetos e as ferramentas a utilizar.

A implementação de processos de DNP (desenvolvimento de novos produtos) e DNS (desenvolvimento de novos serviços) será outro painel a explorar no workshop pela SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, com incidência na importância do desenvolvimento de novos produtos e serviços, das necessidades latentes dos clientes, geração de ideias, seleção de alternativas e características do produto/serviço.

No programa do evento, serão ainda apresentados casos de sucesso de empresas com boas práticas de implementação de processos de inovação, bem como uma mesa redonda de debate do tema, que será também alargado à plateia.

As inscrições - gratuitas - são obrigatórias e devem ser realizadas no portal da NERSANT, aqui.

De referir que o projeto Ribatejo InovFin é um projeto dinamizado pela NERSANT que conta com o financiamento do Compete 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O programa visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS