NERSANT apresentou boas práticas de controlo orçamental para PME’s

Foto de

Ribatejo InovFin na Startup Santarém

Na tarde do 3 de outubro, a Startup Santarém acolheu nova sessão de literacia financeira para PME, desta vez sobre o tema “Controlo Orçamental e Eficiência dos Processos Financeiros”. A sessão conferiu informações sobre as boas práticas a manter pelas empresas no âmbito desta questão. 

O controlo de gestão atempado é um dos componentes da solução para evitar surpresas de índole financeira, resultantes de desvios no desempenho das empresas. Nesta sessão, as empresas participantes ficaram a perceber como podem simplificar o controlo orçamental, de forma a poder fazê-lo mais frequentemente, e a desbloquear tempo de tarefas, do dia-a-dia, executadas pela área.

As boas práticas de controlo orçamental rápido para PME’s foram explicadas pela especialista Fernanda Martins, da Rácios Consulting, seguindo-se a realização de exercícios práticos de identificação de desvios e justificações.

O tema relacionado com a eficiência dos processos administrativos e financeiros correntes foi elucidado por Virgílio Carvalho, da Cinepre, que explicou aos presentes como ter um departamento administrativo e financeiro de excelência e sem custos de estrutura excessivos. No final, teve lugar uma sessão de networking e debate, onde todos os presentes puderam indicar oportunidades de automação dos processos financeiros do dia-a-dia.

De referir que o projeto Ribatejo InovFin é um projeto dinamizado pela NERSANT que conta com o financiamento do COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O programa visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.

Outras ações de literacia financeira do projeto financiado Ribatejo InovFin estão já calendarizadas, quer para PME, quer para pequenos negócios. Os interessados devem consultar o calendário de workshops, aqui »»»

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS