NERSANT sensibiliza empresários para a compreensão da componente financeira do seu negócio

Foto de

Workshop Ribatejo InovFin para pequenos negócios

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém realizou no dia 25 de junho, em Santarém, o primeiro de 12 workshops direcionados para startups. “Literacia Financeira para Pequenos Negócios” foi o tema apresentado e que contou com a participação de cerca de 30 empresas da região.

António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, dirigiu-se aos presentes explicando que a associação empresarial dispõe de uma equipa técnica de apoio ao empreendedorismo e o que tem percebido ao longo dos anos é que “grande parte dos empreendedores não tem sensibilidade para a componente financeira do seu negócio, o que acaba, muitas vezes, por comprometer o seu sucesso”. “Queremos empresas mais fortes do ponto de vista financeiro, motivo pelo qual esta sessão é da maior importância”, referiu ainda.

Após apresentação do Ribatejo InovFin, que financiou a sessão, a NERSANT fez uma verdadeira visita guiada aos principais conceitos de contabilidade e finanças, nomeadamente aos principais mapas financeiros utilizados e sua importância, e aos indicadores (KPIs) mais utilizados. O workshop foi ilustrado com um caso prático e todas as questões das empresas foram sendo esclarecidas e respondidas ao longo da sessão.

De referir que o Ribatejo InovFin é um projeto dinamizado pela NERSANT e financiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional que visa promover a inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e a melhoria das condições de acesso ao financiamento por parte das PME.

De referir que este este foi o primeiro workshop do ciclo de capacitação para empreendedores, pequenos negócios e / ou startups, na área de literacia financeira. “Fundo de Maneio e Planeamento de Caixa”, “Planeamento”, “Controlo Orçamental”, “Eficiência de Processos Financeiros” e “Produtos Financeiros” são outras das temáticas a explorar em workshops para pequenos negócios, cuja calendarização e locais das próximas sessões estão disponíveis no portal do Ribatejo InovFin e no portal da associação. As inscrições são gratuitas.

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS