Novas práticas de planeamento financeiro explicadas a empresários de Torres Novas

Foto de

NERSANT dinamiza projeto financiado para a literacia financeira

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, realizou em Torres Novas, no dia 3 de julho, a segunda sessão do workshop de incentivo à literacia financeira nas PME "Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento".

No âmbito do projeto Ribatejo InovFin, teve lugar no dia 03 de julho, em Torres Novas, o workshop de capacitação das PME, na temática de Literacia Financeira, "Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento". A sessão teve como objetivo apresentar às PME ferramentas de planeamento financeiro alternativas aos balancetes contabilísticos, que permitem às mesmas prever o seu desempenho futuro e, com base nessa informação, delinear a estratégia empresarial.

No workshop foram facultadas às empresas participantes ferramentas que lhes permitam identificar as áreas da sua empresa que geram riqueza, alocando os custos relevantes, bem como ferramentas que permitem às PME realizar orçamentos anuais e planos plurianuais e que lhes darão informações sobre como antecipar necessidades de financiamento e preparar mapas financeiros para banca e investidores.

Fernanda Martins, da Rácios Consulting e Virgílio Carvalho, da Cinepre, foram os oradores desta sessão, que explicaram o tema e conduziram os participantes na realização de um exercício que lhes permitiu apreender os conhecimentos.

De referir que o projeto Ribatejo InovFin é um projeto dinamizado pela NERSANT que conta com o financiamento do COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O programa visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME. A presença nesta sessão, foi, por isso, gratuita.

Consulte aqui outras ações de literacia financeira em agenda

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS