A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, através do projeto financiado Ribatejo InovFin, tem vindo a promover o desenvolvimento da inovação no seio das empresas. Com este objetivo, desenvolveu o Prémio de Inovação Empresarial que pretende premiar iniciativas empresariais inovadoras ao nível do processo, produto, método organizacional ou marketing, e que encerrou no dia 31 de outubro, a sua 2.ª edição.
No total, foram rececionadas 37 candidaturas por parte de empresas da região, que submeteram à associação as suas iniciativas empresariais inovadoras e que a NERSANT, em conjunto com um júri, vai agora analisar. Aos três vencedores, que serão apurados e divulgados em breve, serão atribuídos prémios monetários no valor total de 6 mil euros. O júri poderá ainda decidir atribuir menções honrosas / selos às iniciativas que, pela sua qualidade e mérito, mereçam também ser valorizadas.
Quanto à proveniência das candidaturas, evidencia-se o concelho de Santarém, com 11 candidaturas submetidas à 2.ª edição do concurso, seguindo-se o de Torres Novas, com 4. Chamusca, Ourém, Tomar e Salvaterra de Magos, candidataram, cada concelho, 3 iniciativas empresariais inovadoras, enquanto que Benavente e Rio Maior, submeteram 2 projetos cada. Coruche, Cartaxo, Azambuja, Abrantes, Alcanena e Entroncamento contribuíram para o Prémio de Inovação Empresarial, cada concelho, com um projeto empresarial inovador.
De referir que este Prémio de Inovação Empresarial pretende promover e divulgar a inovação em contexto empresarial, ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e contribui para a promoção da inovação nas PME do Ribatejo. É ainda objetivo do prémio reconhecer publicamente projetos inovadores, valorizar o bom desempenho das PME inovadoras do Ribatejo, disseminar, junto das PME do Ribatejo, os bons exemplos de iniciativas inovadoras e, por fim, promover o Ribatejo enquanto região que apoia e promove o espírito inovador.
À semelhança da 1.ª edição do concurso, a 2.ª edição do Prémio é também dinamizada ao abrigo do projeto financiado Ribatejo InovFin, projeto promovido pela NERSANT e apoiado pelo COMPETE 2020, que visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.
Para mais informação sobre o projeto Ribatejo Inovfin e as suas atividades, os interessados devem contactar a NERSANT através dos contactos 249 839 500 ou inovfin@nersant.pt.