Rio Maior capacitou empresas para o planeamento financeiro

Foto de

NERSANT levou workshop do Ribatejo InovFin ao CNIRM

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém esteve no CNIRM – Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a capacitar as empresas desta região para as novas práticas de planeamento financeiro. O workshop de capacitação integra o calendário de ações do projeto financiado Ribatejo InovFin, que está a percorrer no distrito de Santarém com diversas atividades gratuitas de literacia financeira para o tecido empresarial.

Para que o negócio seja gerido de forma eficaz, é necessário que as PME saibam apresentar o seu negócio a entidades financiadoras, com enfoque na contribuição de cada área para o negócio, sua rentabilidade e capacidade de geração de fluxos de caixa.

Foi tendo em conta esta necessidade que a NERSANT realizou em Rio Maior, no dia 5 de setembro, o workshop de capacitação "Análise de Rentabilidade, Modelização, Orçamento e Planeamento", que teve como objetivo dar a conhecer aos participantes ferramentas de planeamento financeiro alternativas aos balancetes contabilísticos, que permitem às mesmas prever o seu desempenho futuro e, com base nessa informação, delinear a estratégia empresarial.

Na sessão de literacia financeira, foram, assim, facultadas às empresas participantes ferramentas que lhes permitem identificar as áreas da sua empresa que geram riqueza, alocando os custos relevantes, bem como instrumentos que permitem às PME realizar orçamentos anuais e planos plurianuais e que lhes darão informações sobre como antecipar necessidades de financiamento e preparar mapas financeiros para banca e investidores.

Dirigido a PME, esta sessão de literacia financeira foi um dos workshops realizados ao abrigo do Ribatejo InovFin, projeto financiado dinamizado pela NERSANT que conta com o financiamento do COMPETE 2020, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O mesmo pretende a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação e a promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.

Outras ações de capacitação em literacia financeira do mesmo projeto estão já agendadas, estando os temas e inscrições disponíveis aqui »

in:

FORMAÇÃO


AGENDA


PROJETOS