Apoio a 100% a fundo perdido para contratação trabalhadores e criação de empresas
Instrumento Integrado de Base Territorial do Pinhal Interior

Foto: Diva Plavalaguna
Data
LocalCentro Cultural Gil VicenteSardoal
Já abriu o aviso CENTRO2030-2024-70 - Criação de emprego e microempreendedorismo no âmbito da ITI Pinhal Interior, na qual está abrangido o concelho do Sardoal.
A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Municipio do Sardoal realizam uma sessão de esclarecimento no dia 4 de dezembro 2024, pelas 16h30, na Sala Multiusos do Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal.
Participe. As inscrições são gratuitas.
- Objetivo: Incentivar a criação de emprego e o microempreendedorismo no território do Pinhal Interior, promovendo o desenvolvimento económico, a coesão social e a fixação de novos residentes na região.
- Ações Abrangidas:
- Criação do próprio emprego através de criação de empresa;
- Criação de novos postos de trabalho, sem termo, associados à criação de novas empresas ou à expansão de empresas existentes.
- Quem pode Candidatar-se?
- Micro e pequenas empresas em fase inicial ou em expansão, que pretendam desenvolver projetos empresariais na região do Pinhal Interior.
- Exclusões: Prestadores de serviços, profissionais liberais e médias empresas.
- Destinatários:
- São destinatários elegíveis das ações as pessoas à procura de emprego, incluindo jovens, desempregados de longa duração ou pessoas inativas, as pessoas que pretendam criar o seu próprio emprego e as pessoas que se queiram deslocar para os territórios do Pinhal Interior para trabalhar.
- Área geográfica abrangida :
- O Pinhal Interior integra 24 municípios de cinco Comunidades Intermunicipais diferentes: Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Medio Tejo, Região de Coimbra e Região de Leiria.
- Municipios:
- Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penela, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Tábua, Vila de Rei e Vila Nova de Poiares;
- Tipologia de Apoio e Cofinanciamento
- Dotação: 1.000.000,00 euros.
- Taxa de cofinanciamento: Até 100% das despesas elegíveis.
- Duração do apoio: 30 meses
- Critérios de Elegibilidade para o Posto de Trabalho:
- Contratação de desempregados ou inativos (com condições específicas para a elegibilidade dos trabalhadores).
A operação deve resultar na criação líquida de emprego, com contratos sem termo e a tempo inteiro.
- Apenas é financiada a criação de até 3 postos de trabalho por projeto.
- Importante: Os postos de trabalho criados devem manter-se durante o período de apoio e até 3 meses após o término do projeto.
- Prazos de Candidatura: 28 de fevereiro de 2025 (18h)
Mais informação sobre apoios ao Empreendedorismo em: https://www.nersant.pt/projetos/empreendedorismo/sitio-do-empreendedor/