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Oportunidades de Negócio na Argélia

Plano de Internacionalização 2020

Oportunidades de Negócio na Argélia
Data
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As restrições impostas pela pandemia obrigaram a NERSANT a adaptar o plano de internacionalização para 2020, mas o apoio às empresas nos seus processos de exportação, com um conjunto integrado de ações mantém-se em vigor.

No dia 02 de julho, pelas 16h00, realizamos uma sessão online para apresentação das Oportunidades de Negócio na Argélia. Participe.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Participe.


  • O POTENCIAL DO MERCADO DA ARGÉLIA
    • A Argélia posiciona-se como o sétimo maior exportador mundial de gás, o que permitiu um confortável desenvolvimento económico e social do país, contribuindo para o aparecimento de uma ampla classe média, em particular na 1ª década do século XXI.
    • O Plano-Ação do governo argelino pretende incentivar a indústria local e a produção nacional, a atração de investimento estrangeiro e a retoma de alguns projetos de futuro, como: a construção de estradas (508 projetos para 14.000 kms de operações em vias); o melhoramento das infraestruturas marítimas (75 projetos de criação ou extensão de portos e marinas) e das infraestruturas urbanas (4.400 construções de casas, escolas, centros de saúde, etc.); e o aumento da linha férrea do país para mais do dobro (atingir 12.500 kms inicialmente previsto até 2025).
    • Em termos de crescimento na Argélia, destacam-se o setor da agricultura e da indústria agroalimentar (importam 60% das suas necessidades), pelo que produtos alimentares e máquinas agrícolas, silvicultura e ordenamento florestal têm boas oportunidades no País. Destaque também para o setor de mineração e energia, que tem sido um destino tradicional para o investimento estrangeiro, assim como as obras de construção habitacional, vias e ferrovias (estruturas civis e de comunicação). Os produtos ligados à construção, decoração e mobiliário e exploração de energia, possuem também boas oportunidades de exportação para a Argélia.
    • Na abordagem ao mercado argelino, as visitas e o contacto pessoal revelam-se fundamentais para a concretização de negócios. No primeiro contacto, o formalismo é necessário porque o argelino (tal como os magrebinos, em geral) é bastante reservado e desconfiado com estranhos.
    • Nas exportações para a Argélia é recomendável nomear um despachante aduaneiro, especialmente para transações pela primeira vez. Escolher um parceiro importador com experiência é fundamental para evitar problemas burocráticos nas exportações para este mercado.
    • A importância de escolher um parceiro credível e com experiência é muito importante num mercado burocrático como é o caso da Argélia, para que o processo de internacionalização da empresa portuguesa decorra com sucesso. A exigência de um mercado árabe, como o da Argélia, assenta também na sua matriz cultural: conhecer o país, os hábitos das pessoas e a forma de fazer negócio torna-se fundamental, requerendo competência de gestão multicultural e a construção de uma relação de confiança entre a empresa portuguesa e o seu parceiro argelino (exige dedicação e presença assídua local). É importante conhecer alguém do domínio das relações dos serviços aduaneiros argelinos, de forma a evitar possíveis constrangimentos no momento de levantamento das mercadorias exportadas.

Condições de participação:

  • Formato
    • Os seminários online NERSANT tem um anfitrião que coordena o programa da sessão, a interação entre os participantes e a partilha de documentos.
  • Gravação
    • Os seminários online NERSANT são sempre gravados, para registo e futuras divulgações. A participação na sessão não obriga a ter camara vídeo ou som ativo.

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