Workshop

Oportunidades de Negócio na Costa do Marfim

Plano de Internacionalização 2020

Oportunidades de Negócio na Costa do Marfim
Data
LocalMicrosoft TeamsONLINE

As restrições impostas pela pandemia obrigaram a NERSANT a adaptar o plano de internacionalização para 2020, mas o apoio às empresas nos seus processos de exportação, com um conjunto integrado de ações mantém-se em vigor.

Durante o mês de junho, apresentamos os mercados e respectivas Oportunidades de Negócio em agenda.

No dia 23 de junho, pelas 16h00, realizamos uma sessão online para apresentação das Oportunidades de Negócio na Costa do Marfim.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Participe.


  • O POTENCIAL DO MERCADO DA COSTA DO MARFIM
    • A Costa do Marfim é um País com estabilidade política crescente e com crescimento económico (fruto do forte investimento público dos últimos anos) e da implementação de políticas que visam beneficiar o comércio e as trocas a nível nacional e internacional.
    • É um mercado onde os níveis de confiança têm vindo a aumentar, a população detém um nível de rendimentos relativamente elevado em relação aos outros países vizinhos, com reflexos em termos de procura e de uma maior apetência para o consumo (consequentemente de oportunidades de negócio, num mercado que tem registado uma tendência de crescimento das suas importações nos últimos anos).
    • A Costa do Marfim conta com três aeroportos internacionais, localizados nas cidades de Abidjan (que cobre 90% do tráfego aéreo), Yamoussoukro e Bouaké. A nível de importações, os seus principais parceiros fornecedores são a China, a França e a Nigéria, ligação que se mantém nos últimos anos, em que estas trocas perfazem metade das importações de mercadorias da Costa do Marfim.
    • No entanto o desenvolvimento do País está muito dependente, ainda, da capacidade de atração de investimento estrangeiro nos setores da construção e obras públicas, havendo nestes setores um conjunto de oportunidades. Importa destacar também o potencial existente e as oportunidades no setor das indústrias extrativas, em produtos como por exemplo, o petróleo, o ouro, o ferro, entre outros.
    • Os potenciais exportadores devem começar por se registar na CEPICI (Centro para a Promoção dos Investimentos na Costa do Marfim). Existem documentos que são necessários para proceder à transação internacional que dependem da natureza dos bens a exportar e dos acordos de comércio em vigor. Tal como já foi referido anteriormente, para começar o processo de exportação, os exportadores devem começar por se registar no CEPIC para poder tratar de todas as licenças de importação.
    • Por último, importa ainda referir que a Costa do Marfim apresenta ainda um enorme potencial em termos de recursos naturais que está ainda longe de ter sido totalmente explorado. O sector agrícola continua a ser, ainda, um dos principais setores de atividade do País, com destaque para o cacau, o café, o óleo de palma, caju, arroz e a soja. No entanto é neste cenário que as indústrias transformadoras destes produtos têm também um leque vasto de oportunidades (para além de outras oportunidades em setores como: a pesca, o algodão e  a exploração da borracha).

Condições de participação:

  • Formato
    • Os seminários online NERSANT tem um anfitrião que coordena o programa da sessão, a interação entre os participantes e a partilha de documentos.
  • Gravação
    • Os seminários online NERSANT são sempre gravados, para registo e futuras divulgações. A participação na sessão não obriga a ter camara vídeo ou som ativo.

Política de privacidade NERSANT »